O Convita recebeu pela segunda vez o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, desta vez na 5ª edição.
Este selo de reconhecimento foi conferido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania que tem o objetivo de valorizar e incentivar iniciativas relacionadas aos Direitos Humanos voltadas à igualdade racial, pessoas idosas, diversidade de gênero e sexualidade, imigrantes, entre outras, em especial, para práticas inovadoras que sirvam como inspiração para outras instituições e possam ser replicadas.
O evento aconteceu no dia 09 de dezembro no Memorial da América Latina e contou com participação de diversas autoridades e personalidades da área dos Direitos Humanos. O Convita foi representado pelo coordenador do Centro de Convivência, Fabio Marques Scauri, responsável pelo projeto premiado e pelo gerente institucional, Diego Felix Miguel.
O Convita foi uma das 12 instituições que atuam com pessoas idosas do município de São Paulo que foi contemplada por esse importante prêmio, compartilhando esse momento com outros serviços que são referência em envelhecimento e velhice: Centro de Referência do Idoso de São Paulo, Instituto Velho Amigo, Associação EternamenteSou, Virada da Maturidade, Walking Football Brasil, Portal do Envelhecimento, Maturi, Revista Aptare, entre outras.
O projeto “La Cucina delle Nonne” teve início em 2021, em formato virtual, por conta da pandemia de covid-19, e em 2022 os encontros tornaram-se híbridos, com transmissão em nosso canal do youtube “Família Convita”.
O projeto tem o objetivo de promover, disseminar e valorizar a produção sociocultural da pessoa idosa, a fim de, por meio de receitas de famílias, possam compartilhar suas histórias e memórias através dos estímulos sensoriais proporcionados pela comida, inspirados pelo conceito de comfort food.
O encontro acontece mensalmente e sempre é conduzido por uma nonna(o) convidada(o) que compartilha sua receita de família, e com a mediação da nossa equipe técnica, conta suas histórias e memórias afetivas com a receita compartilhada, envolvendo os aromas e sabores que despertam essas memórias, gerando um bate papo com as pessoas idosas participantes presencialmente e virtualmente, entre eles, familiares e amigos que estão distantes, em outras cidades e países.
Até a submissão do projeto ao prêmio, aconteceram 11 encontros com a participação de 09 nonnas e 01 nonno, que compartilharam suas receitas e histórias com muita generosidade.
Agradecemos a nossa equipe pela criação, implantação e desenvolvimento desse projeto; às pessoas idosas que acreditaram no nosso projeto e compartilharam suas receitas e histórias, às Sras. Rosina, Darci, Maria, Therezinha, Janete, Tereza, Leila, Zelina, Diva e Sr. San.
Agradecemos especialmente ao Grupo La Pastina por estar com a gente em vários momentos, doando produtos e kits que são utilizados nas receitas e entregues aos participantes presenciais, tornando nosso evento ainda mais especial.
Clique aqui para assistir a cerimônia de premiação!
Informações: 11 3283 1350
