Sabemos que cuidar é um ato de amor, e mais do nunca, vivenciamos o verdadeiro sentido do cuidado e autocuidado em sua essência, para nos protegermos e preservarmos a vida de quem amamos durante a pandemia.
Foi essa essência ofertada aos participantes da Oficina Nostro Orto, tanto no sentido reflexivo da ação, como no ato de estarmos juntos, no cuidado mútuo, mesmo fisicamente distantes.
Durante os meses de setembro, outubro e novembro, os 38 idosos participantes desta atividade, que até antes da pandemia era presencial, foram surpreendidos ao receberem em suas casas um vaso de orquídea, como uma forma de sensibilizar e reforçar os vínculos afetivos constituídos durante as aulas, materializando a experiência do ser cuidado e do cuidar, numa relação intrínseca com a natureza.
Assim que os participantes receberam as flores, enviaram diversas manifestações de gratidão à nossa equipe, motivados por um sentimento de pertencimento e afeto.
Uma das mensagens foi da Sra. Mirna que escreveu: “minha gratidão pela gentileza e delicadeza do gesto. É uma sensação quase de incredulidade junto com alegria que não consigo descrever. Obrigada, não só por esse carinho, mas por tudo que temos recebido do Convita.”.
Sentir-se acolhido, mesmo distante, é algo fundamental nesse momento em que o isolamento social é um ato de amor a si mesmo e ao próximo, tornando ainda intenso nossos vínculos afetivos. A surpresa ao receber as flores, superou todas as expectativas dos idosos, que se sentiram acolhidos, abraçados pelo carinho do pertencimento.
A Sra. Roseli mencionou o quanto foi importante para ela essa surpresa: “fiquei muito feliz! Em um ano tão difícil, receber essa homenagem enche nosso coração de alegria! Muito obrigada à todos os envolvidos. Que tudo isso passe logo para podermos nos reencontrar!”.
Os participantes também enviaram inúmeras fotos, apresentando o quanto as flores constituíram uma presença importante em suas casas, preenchendo o ambiente de beleza e amor, concedendo a elas um lugar de carinho e nobreza.
O afeto, o pertencimento e o cuidado são aspectos fundamentais para superarmos essa fase, por isso, somos gratos à nossa equipe técnica e parceiros que ajudaram a organizar essa ação, em especial, à MC Jardins – empresa que nos auxiliou com as doações e durante as aulas do Nostro Orto e a paisagista Mariangela Camali Papaiz, que é voluntária deste curso e teve essa nobre iniciativa, tornando significativa nossa atuação durante a pandemia.
Clique aqui para conhecer a MC Jardins!